sábado, 23 de julho de 2011

Renata de Medeiros

Jornalista de nascença

Caroline Pinheiro

João e Silvana têm dois filhos. Renata é um deles. Original de Porto Alegre, entretanto, morou a vida toda em Gravataí. Na infância, era quase moleque: adorava jogar futebol e subir em árvores com os amigos da rua. “Fui criada como gurizinho. Só quando meus amigos da rua cresceram, me excluíram do clubinho e passaram a não gostar mais de meninas é que comecei a brincar de casinha, de boneca, virar menina mesmo.”

Renata, a menina entre os vizinhos da rua

Adora chocolate, mas foi na sexta série que conheceu sua maior paixão: o futebol. Na aula, a professora propôs uma competição de crônica esportiva na qual Renata escrevia sobre seu time e, na semana seguinte, seu colega respondia. “A gente fazia réplica, tréplica; aí começou meu interesse por futebol”. Sobre a imparcialidade dos jornalistas esportivos, arrisca-se  a dizer que os profissionais devem separar o coração da razão. “Tu aprendes que na hora que estás exercendo a profissão deves conseguir abandonar aquele lado sentimental pelo teu time para, então, dizer se ele está indo mal ou não _ coisa que tu não farias no papel de torcedor.”

Desde pequena demonstrou seu gosto pela escrita
Renata de Medeiros já passou para os mais diversos vestibulares: Física, Agronomia, Letras, Educação Física, Veterinária. Mas a única faculdade que efetivamente chegou cursar foi a de jornalismo. E acredita estar no lugar certo. “Nasci pra ser jornalista”, afirma. Engana-se quem se deixar levar por seu jeito doce. Ela tem opiniões fortes e não tem medo de expressá-las. Em especial defendendo a terra onde mora e quer trabalhar, seja noticiando assuntos da área rural ou fazendo coberturas da dupla Gre-Nal. É isso mesmo, ela é uma moleque bairrista. “Sou mesmo separatista. Ainda acredito que o Rio Grande do Sul vai se tornar um país” – completa.

Andar a cavalo é uma das coisas que a gaúcha mais gosta de fazer

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More