segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Seminário discute diferentes visões de sustentabilidade

A segunda edição do START promovido pela Câmara Americana de Comércio e pela Net Impact, foi realizada na quarta-feira, dia 17 de Agosto, na Sociedade Leopoldina Juvenil em Porto Alegre. O evento debateu questões como o planejamento das cidades, consumo consciente, posicionamento das empresas e o poder da colaboração. 


Cerca de 280 pessoas - entre estudantes e empresários – compareceram ao evento, que foi marcado por dois momentos. O primeiro dividiu-se em quatro palestras com representantes do mercado e da academia. Em uma segunda etapa, houve uma dinâmica de grupo, a World Café.  A ação trouxe os temas palestrados para as mesas dos participantes.  O objetivo era debater, expor ideias e concretizar pensamentos sobre a sustentabilidade. 


Palestras


Márcio Vasconcelos, representante da Fundación AVINA, iniciou a rodada de palestras falando sobre novas formas de participação política. Vasconcelos acredita que smartphones e redes sociais estão trazendo novas formas de se manifestar. E é essa transformação que define uma nova consciência coletiva. Na visão do palestrante, um maior engajamento político por meio da internet pode melhorar o funcionamento das cidades. “Só precisamos que as pessoas dediquem maior parte do seu tempo na internet em causas.”, afirmou. Como exemplo, citou o Porto Alegre .CC, que é uma iniciativa da capital gaúcha para promover mudanças na cidade.


http://www.portoalegre.cc/
A gerente de marcas da Coca-Cola, Patrícia Esteves, falou na segunda palestra sobre o poder de participação das marcas para influenciar seus consumidores em movimentos pela sustentabilidade. “Os consumidores quando estão apaixonados pelas marcas, ficam mais abertos para as ideias que as marcas passam”, explicou. Ela contou que antigamente o discurso do marketing era visto como insustentável e que só visava o lucro das empresas. Entretanto, para provar que esse conceito mudou, deu um exemplo de projeto que a Coca-Cola desenvolveu, o Cada garrafa tem uma história. Patrícia Esteves mostrou dois vídeos que abordam a intervenção que a marca de refrigerantes tem na vida dessas pessoas. 


A terceira palestra foi ministrada por Cid Alledi, professor do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense (LATEC – UFF), que também era mediador dos debates que seguiram. Alledi falou sobre consumo sustentável. Dentre os vários exemplos de insustentabilidade, instigou a plateia com uma foto de uma mão segurando três ovos brancos. Perguntou o que os participantes pensavam quando viam a foto. As respostas foram inúmeras, porém o professor definiu sua visão: injustiça. Para explicar seu pensamento, ele mostrou uma parte do documentário feito pelo Projeto Nina Rosa sobre a questão animal, os impactos ambientais e principalmente sobre os direitos dos animais. No vídeo, imagens mostram como funcionam as empresas de venda de frango. Dessa forma, Alledi  passou sua definição de consumo sustentável, apoiada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. "É o consumo de produtos e recursos em taxas coerentes com o desenvolvimento sustentável. Seu conceito também inclui uma preocupação com o bem-estar animal, respeitando sua integridade física e evitando crueldade".




O quarto palestrante foi Edgard Gouveia Junior, fundador do Instituto Elos e Fellow. Finalizou a o primeiro momento do seminário com uma dinâmica diferente que mostrava como as pessoas podem transformar o mundo. Explicou que quem busca transformação, embora queira melhorar o futuro, resiste a certos critérios “Ninguém quer sofrer, ninguém quer ser manipulado, e quem participa de movimentos quer ter certeza que a mudança será efetiva”. Para isso, Edgard deu o exemplo de que é possível com o a ação sustentável “Transformar o Mundo Brincando de Transformar o Mundo” que possibilitou projetos como o Oasis Santa Catarina.



World Café 

O World Café é um processo utilizado em seminários a fim de fazer emergir a inteligência coletiva. A partir de um processo de diálogo, os participantes foram submetidos a três momentos nessa segunda parte do seminário. O START chamou se Polinização, Colheita e Apresentação Final.   
Na polinização, a seguinte pergunta foi feita: “Quando foi que um diálogo fez toda a diferença em sua vida?”. A partir daí, os participantes trocavam suas experiências e alimentavam o espírito de interatividade no evento.   
Na colheita, os presentes trocavam de mesa e respondiam à uma outra questão: “De tudo o que vivenciei aqui hoje, o que mais me tocou foi...”.



No momento de apresentação final, palestrantes e presentes  responderam: “Se eu pudesse tornar o mundo sustentável, minha primeira alternativa seria...”. A partir daí, representantes das mesas falaram sobre as discussões decorridas, ideias que surgiram além de levantar questões para os outros participantes pensarem. Como, por exemplo, a criação de uma “Escola da Experiência” onde a teoria só se aprende com a prática. 

Para o fechamento do evento, Edgard Gouveia, que palestrou sobre o poder da colaboração na sustentabilidade, propôs uma dinâmica diferente. Pediu para que todos afastassem as mesas do centro do salão e que formassem uma imensa roda. Dessa forma, uma performance realizada por todo o público presente mostrou a importância do trabalho coletivo. 

Confira o vídeo com a dinâmica de encerramento do evento:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More