quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Desviando atenções

Há pouco tempo, o Brasil comemorava os mil dias para a Copa. Sobravam festejos e holofotes, faltava preocupação.
O atraso é grande. Só agora começou a se pensar no que deveria ser sabido antes mesmo de a candidatura ser lançada: um grupo cervejeiro patrocina o Mundial. Com isso, seria muito pouco provável de que a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol e proximidades prevaleceria sobre o patrocinador.
A outra polêmica em questão é a exigência de meia-entrada para idosos e estudantes que o país sede está fazendo sobre a federação internacional. Novamente, um esforço em vão. Os jogos já têm um custo calculado e não há como saber quantos ingressos serão vendidos pela metade do preço. Se os brasileiros acham anormal ter esse controle, há algo de muito errado por aqui.
Polemizar esses dois assuntos é uma grande inutilidade, já que é, praticamente, pré requisito aceitar as normas da Fifa para poder sediar uma Copa.
O mais importante ninguém pensou até agora. Sem estádios, sem Copa. Essa seria a lógica mais simples a ser seguida, porém, hoje, nenhuma obra está dentro do prazo inicial previsto pelos clubes e construtoras.
Já é costume do Brasil dar prioridade a assuntos irrelevantes para atenuar os realmente preocupantes. É hipocrisia querer sediar uma Copa e receber milhares ou milhões de estrangeiros para oferecer serviços públicos precários. Não há condições sequer humanas nem para os próprios cidadãos brasileiros. O dia em que as emergências dos hospitais não estiverem mais lotadas, o trânsito não for caótico e o transporte público for eficiente para os habitantes do país, aí sim poderá cogitar a idéia de abrigar um evento de grande porte como é este. Atualmente, não é o caso. Explicado o motivo pelo qual as discussões estão voltadas não para os estádios ou para os serviços públicos. Afinal, o governo não discutiria os únicos pontos que realmente são de sua responsabilidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More