segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Misturando cultura e gastronomia

O Projeto Prato Voador alia gastronomia à cultura, condensando dois grandes prazeres em uma experiência singular. O evento é itinerante e em cada edição contempla um tema diferente. No jantar realizado esta sexta, dia 9 de setembro, os homenageados foram o músico Serge Gainsbourg, um símbolo da boemia parisiense, e, é claro, a deslumbrante culinária francesa.
Com um ambiente gracioso, o Meme Santo de Casa, localizado na Cidade Baixa, sediou o jantar e proporcionou uma atmosfera aconchegante e sem a frescura europeia que tantos temem. Como decoração, belas fotos de Gainsbourg e Paris que podiam ser compradas no final da noite; e a graça ficou por conta dos detalhes, como o jogo americano com letras de músicas do artista, além de velas com cores da bandeira e na forma da torre Eiffel.

A cozinha foi comandada pelos chefs Mário Luiz Ávila Neto e Cláudia Moro Barbosa. Começando com o contraste entre sabores delicados e marcantes, Canapés de brie com geleia de damasco e Folhados com creme de alho-poró para couvert. Em seguida, o prato foi Brandade de bacalhau com mix de folhas que soube balancear as texturas com a leveza devida de uma entrada. Como prato principal, Boeuf Bourguignon com Aligot, a carne macia, cenouras e cogumelos com o sabor intenso do molho à base de vinho da Borgonha acompanhavam um suave purê de batatas com queijo tomme. A harmonização com um vinho Carmenere da Concha y Toro é uma dica segura para não errar.


Entre um deleite gastronômico e outro, um pocket show do músico Augusto Darde completou a noite com canções de Serge Gainsbourg e de outros compositores franceses. Por fim, o Pout-pourri de sobremesas fechou com chave de ouro o jantar. Creme brulé, Tortinha de ganache e Macarron de framboesa, formaram o trio de delícias. No Pout-pourri, mereceu destaque o Macarron que equilibrou a doçura característica dessa receita com a acidez da framboesa de forma sensacional.
O único problema dessa experiência cultural e gastronômica é o gostinho de quero-mais que surge no dia seguinte. Se você quiser participar do Projeto Prato Voador, adicione O Prato Voador Projeto no Facebook e aguarde a próxima edição.


1 comentários:

Ficou muito bom... Parabéns! Fiquei com muita vontade de ir na próxima vez. Bjos boa semana

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More