quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Onda sustentável


Sustentável vem do latim sustentare e tem a ver com uma configuração da sociedade por meio de relações que viabilizem ao máximo o presente sem prejudicar o futuro do planeta. Envolve medidas econômicas, políticas, culturais e sociais que estão presentes em toda as relações humanas ou corporativas.

É um conceito bem complexo de se entender e - principalmente - de colocar em prática. Mas ele fica claro com um provérbio africano: "Nós não deixamos a Terra de herança para os nossos filhos. Tomamos emprestada deles". Isso implica em pensar no futuro de modo que as próximas gerações possam desfrutar de recursos naturais que são o núcleo gerador de vida no nosso planeta, bem como florestas, rios, lagos, oceanos e ar atmosférico.


De um tempo para cá, esse assunto começou a ficar muito em pauta. Pensar no meio ambiente deixou de ser teoria e passou a ser prática. Virou motivo, inclusive, para fundação de partidos políticos. Esse assunto tomou conta do mercado fazendo com que as empresas percebessem mais seu processo de produção bem como em responsabilidade sócio-ambiental. Isso não foi à toa, os níveis de poluição atmosférica, desmatamento, extinção de animais são alarmantes. Sem falar da desigualdade social que se mostra presente no dia a dia de todos.

O conceito de sustentabilidade não existe por si só, ele está acompanhado de um processo histórico de necessidade de repensar o mundo em que vivemos. A atitude é muito importante neste mundo pós-moderno, uma atitude consciente e responsável então, é tudo!

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More