domingo, 11 de setembro de 2011

Zelo pela qualidade: das comunidades aos consumidores finais

Sergio Talocchi e Ronaldo Freitas vieram à ESPM-Sul, no dia 5 de Setembro, segunda-feira, às 19h30 no Auditório Humberto Campos representar a empresa de cosméticos Natura. Eles participaram da palestra: As Relações de Interdependência em Cadeias Produtivas de Comercialização: Condições Necessárias para a Sustentabilidade.


As empresas, principalmente as que utilizam recursos naturais, devem estar conscientes da responsabilidade sócio ambiental. No caso da Natura, as relações com a faculdade estão mais estreitas. Principalmente porque a ESPM-Sul tem o Núcleo de Estudos de Agronegócio, que inclusive promoveu a palestra. A professora Maria Flávia Tavares, economista e Doutora em Agronegócio, coordenadora do Núcleo, acredita que o tema da sustentabilidade é imprescindível dentro da academia. “É importante trazer um tema bem discutido, principalmente por ser importante”, acrescentou.
Ronaldo Freitas em palestra na ESPM-Sul

Os palestrantes se revezaram nas falas sobre os processos de vendas e as relações que a empresa tem com os clientes. “A Natura tem a sustentabilidade permeando todas as áreas de negocio da empresa. Todos têm, inclusive, como metas de desempenho dentro da empresa, questões que permeiam a responsabilidade sócio ambiental”, completou Talocchi.

A Natura possui sedes no Brasil, Argentina, Chile, Peru, México e França. Devido a essas relações de mercado, ela procura se relacionar com as empresas que tenham objetivos similares. Segundo Ronaldo Freitas, “Você tem que ter parceiros que tenham crenças e valores parecidos com os da Natura”. Os produtos da empresa procuram desenvolver a harmonia com indivíduo com o universo. “É o ‘Bem Estar Bem’ que promovemos”, salientou Talocchi. Ele explicou também que a empresa valoriza as relações humanas e que procura sempre ligar o desenvolvimento tecnológico aos valores da empresa para desenvolver espaços de trabalho de qualidade. ”Este é o nosso compromisso com a verdade”, destacou.
                              Sergio Talocchi, gerente de relacionamento com comunidades Natura

Ronaldo Freitas contou para o publico que a Natura procura estabelecer relações diferentes de mercado. “Vender bem não é o suficiente. A gente brinca que a Natura fica procurando problemas. A gente sempre quer mais”. Para isso, ela procura desenvolver sua capacidade produtiva e organizacional. “Procuramos sempre escutar todos os que estão envolvidos nos processos dos produtos para que a empresa tome suas decisões”, contou Freitas. 

Além disso, contou que procuram manter uma relação com as comunidades de onde fazem as extrações vegetais. “Por exemplo, compramos um volume mínimo de uma comunidade por três anos”, explicou.
Toda a história da Natura é pautada pela reflexão das relações da empresa com as comunidades que ela trabalha. Ela expandiu de São Paulo para o Brasil a partir de 1980 e, dessa forma, cresceu 35 vezes mais nessa década. Nos anos 90 a empresa passou por uma reconstrução que pautou a formação do que hoje é a Natura. “Foi nessa época que pararam para pensar o que era a Natura para ver como ela se mantinha ligada às suas questões de origem assim como a sustentabilidade”, contou Talocchi.

Sergio Talocchi é economista mestre em economia ecológica e trabalha como gerente de relacionamento das Comunidades Natura Inovação. Ronaldo Freitas é engenheiro agrônomo e tem pós graduação em desenvolvimento rural sustentável e sustentabilidade. Ele trabalha como gerente de empreendedorismo sócio ambiental.


 

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